terça-feira, 23 de agosto de 2011

Terapia em Gotas


Os Florais de Bach são famosos por mandar para longe sensações ruins como ansiedade, estresse e medo.
Por Letícia Gonçalves

Problemas emocionais são verdadeiros vilões da saúde; eles perturbam a mente e abalam a imunidade, a ponto de dificultar o empenho do organismo no combate a doenças. Os Florais de Bach entram em cena como uma alternativa natural para ajudar a manter as emoções negativas sob medida. O tratamento é simples: ingerir gotinhas diárias de uma solução que mistura poderosas propriedades de plantas e flores.

Os florais levam o nome do criador, Eduardo Bach (1886-1936). "Ele foi um médico clínico e homeopata de origem inglesa, que dedicou sua vida à busca de métodos mais puros de cura", explica Martha Follain, terapeuta em Floral de Bach, de São Paulo. A ideia por trás dos estudos do especialista é que não existe uma recuperação verdadeira sem serenidade mental e felicidade interior. Dessa forma, os florais fornecem energia que equilibra a personalidade do indivíduo, trazendo efeitos positivos para a saúde física.

Um tipo para cada ocasião

Existem vários florais - são 38 essências, sendo 37 compostas por flores silvestres e uma, o Rock Water, feita com água pura de fonte. A indicação dos mais adequados depende de cada pessoa. "É necessário saber qual é a reação do indivíduo diante do problema", adverte a terapeuta floral Maria Aparecida Neves, da capital paulista.

Por isso, não existe um tipo único para menopausa ou TPM, por exemplo, mas há um floral ligado às emoções que esses males estão relacionados. "Se a mulher apresenta a sensação de descontrole emocional por conta da tensão pré-menstrual, o floral que vai retomar o equilíbrio será o Cherry Plum, que ajuda a clarear os pensamentos", conta.

Para ficar mais simples de entender, a terapeuta dá outro exemplo: uma criança que irá a um acampamento de férias e, uma semana antes, começa a ter crises de ansiedade. "Precisamos verificar qual a causa desse sintoma. Se for por medo de ficar afastado da família, o floral que vai trazer autoconfiança é o Larch, relacionado ao pensamento 'eu não vou conseguir'. Mas se a causa for estresse, podemos dar a ela o Rescue Remedy, que é o tipo mais utilizado no mundo", esclarece Maria Aparecida Neves.

Emergência: estresse e nervosismo

O Rescue Remedy é ideal para situações relacionadas a estresse e nervosismo. "Ele alivia crises inesperadas e acalma pessoas que se veem diante de situações difíceis do dia a dia", conta a terapeuta. Isso vai desde uma fase estressante no trabalho até quando o indivíduo passa por uma cirurgia complicada. Nesse caso, além do Rescue, a especialista indica o Star of Bethlehem, que auxilia em episódios de traumas e choques, e o Mimulus ou Rock Rose, para o caso de o paciente sentir medo do procedimento.

Os florais fornecem energia que equilibra a personalidade do indivíduo, trazendo efeitos positivos para a saúde física.

Florais para mágoa, ódio, preocupação e medo

Para mágoa e ressentimento, o mais indicado é o Willow. "É para pessoas que sempre acham que não merecem o que estão passando", afirma. Esse floral vai dar a ela a noção exata de sua cota de responsabilidade nos acontecimentos em sua vida. Já a essência chamada Holly costuma ser indicada para o sentimento de ódio e ciúme. "Se esse ódio for de revolta, com desejo de vingança, esse tipo de floral ajuda a transformar o sentimento em amor", esclarece a terapeuta. Mas se essa repulsa começar a gerar falta de controle nas emoções, a indicação muda: Cherry Plum.

Quando a preocupação com entes queridos torna-se excessiva, a alternativa será o Red Chestnut. Já o medo pode ser amenizado com muitas essências: quando é exacerbado e ligado a pânico, o melhor floral é o Rock Rose; se for possível identificar a causa, Mimulus, e para o medo indefinido - relacionado a pressentimentos ruins - Aspen.

Outros tipos

Há vários outros florais: Califórnia, Alasca, Australiano, Florais de Minas, Saint Germain e Filhas de Gaia. A psicóloga e terapeuta floral Milena Lhano conta que, por quase 50 anos, o sistema Bach permaneceu único. "Com base na sua eficácia, muitas pessoas começaram a fazer mais estudos com os florais e novos métodos foram elaborados", afirma. A diferença principal entre o floral de Bach e as outras técnicas está na abordagem mais específica do desequilíbrio a ser tratado. "Enquanto os florais de Bach tratam de uma forma mais ampla as atitudes mentais geradoras das doenças, os novos sistemas oferecem essências mais específicas para as mais diversas ramificações dessas desordens", esclarece.

Livre de efeitos colaterais

Por serem naturais e de ação suave, os Florais de Bach não possuem contraindicação, como afirma a psicóloga e terapeuta floral Milena Lhano, de São Paulo. Há um cuidado especial apenas com pessoas que não podem ingerir álcool, como crianças, gestantes e pacientes portadores de doenças graves. "Embora o floral seja manipulado em uma solução de 70% água e 30% álcool, para esses casos, é possível fazer somente em água", sugere.

Florais para pets

Eles também podem consumir os Florais de Bach. "O próprio dr. Edward Bach tratou vários animais, entre eles seu cão, o Lulu, um Cocker spaniel", conta a terapeuta floral Martha Follain. O curioso é que os pets têm uma resposta ainda melhor, já que a terapia floral é vibracional, ou seja, baseia-se em vibrações energéticas do corpo. "Os bichos possuem mais centros básicos de energia que os seres humanos. Enquanto nós temos setes chakras, eles apresentam, no mínimo, oito", conta. O único cuidado necessário é na manipulação da essência, que deve ser feita apenas com água, para evitar que os conservantes provoquem problemas digestivos nos pets.

Existem farmácias que vendem o composto já pronto para uso. "Mas o ideal seria procurar um terapeuta e receber uma indicação específica para o seu momento atual", aconselha. Ela explica que, no atendimento, a pessoa irá expor os seus problemas e, então, o profissional indicará as essências apropriadas. "A maioria dos terapeutas sugere tomar seis gotas via oral, quatro vezes ao dia. O vidro do floral dura em média 20 dias e a sua ação já pode ser sentida em curto prazo", completa a paulistana.

Vale lembrar que os Florais de Bach não são reconhecidos como medicamentos, drogas ou insumos farmacêuticos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles não têm a função de curar doenças nem de substituir o tratamento médico, mas sim, de complementar. "As essências irão equilibrar os sentimentos vividos no momento para que a pessoa se sinta melhor para enfrentar a doença", finaliza Maria Aparecida Neves.

A origem dos florais
Fotos: shutterstock
Por Michelly Eggert Paschuino

Eles vieram do Bach Centre, em Mount Vernon, na Inglaterra. Todos os extratos são preparados a partir de flores, arbustos ou árvores silvestres. Eles são compostos de água mineral, brandy (conhaque) e essências de florais de Bach originais. O brandy serve como conservante para a solução; em casos de restrições ao uso, existem outros tipos também bastante utilizados, como o vinagre de maçã natural e a glicerina.

As essências são preparadas a partir de dois métodos: o solar e o de fervura. No primeiro, as flores são colhidas pela manhã para desfrutar do orvalho. Em seguida, ele é colocado em uma cuba de cristal imergido em água mineral. A cuba tem que ficar próxima à planta e o sol deve iluminá-la durante três horas. O procedimento requer um dia totalmente claro, sem nenhuma nuvem, pois o sol não pode ser encoberto.

Já no método de fervura, as flores são colocadas em uma panela de inox ou vidro e são cobertas com água da fonte e fervidas por 30 minutos. O fogo é apagado e deixase esfriar perto da planta. Em ambos os métodos, a água é coada e colocada em uma garrafa com 50% de brandy e 50% da solução coada. Assim é feita a "tintura mãe" que é dividida em frascos pequenos e distribuída por todo o mundo. Há algumas ressalvas com relação ao armazenamento quando o floral é preparado para o uso terapêutico: mantenha o frasco bem fechado, longe de calor, luz, umidade, perfumes, aromas, cânfora, radiações e aparelhos elétricos. E por ser um produto natural e devido às condições climáticas do Brasil, a validade do floral é de 30 dias.

* Michelly Eggert Paschuino é naturóloga e professora de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário